Regulamento
Resumo do regulamento que rege o acesso e o desenrolar da prova
Composição das equipas |
As equipas, participantes na MIUP, são constituídas por, no máximo, 3 elementos. Estes elementos devem respeitar as normas de elegibilidade do ICPC (International Collegiate Programming Contest) (ver http://cm.baylor.edu/ICPCWiki/Wiki.jsp?page=Regional%20Rules, opção "Team Composition" e http://cm.baylor.edu/ICPCWiki/attach/Regional%20Rules/eligibilitydecisiontree.pdf). Cada equipa deverá ter um treinador, de preferência não participante, e que será o representante da equipa antes e durante a competição. |
Inscrição de equipas |
Cada
Escola/Faculdade pode apresentar no máximo 2 equipas. Se houver mais do
que 2 equipas de uma Escola/Faculdade, a organização irá aceitar as
primeiras duas equipas a serem inscritas de forma regular. As inscrições das equipas têm que ser feitas obrigatoriamente no prazo definido pela organização. Se houver mais do que 2 equipas de uma Escola/Faculdade, a organização irá aceitar as primeiras duas equipas a serem inscritas. Poderá ser permitida a participação eventual de 3 ou 4 equipas da mesma Escola/Faculdade no caso de haver condições logísticas para tal. A escolha destas equipas ficará a cargo da organização da MIUP 2010. A participação de uma equipa está sujeita ao pagamento de uma inscrição. |
Ambiente de Trabalho |
Cada equipa terá direito a apenas um computador, equipado de maneira semelhante a todas as outras equipas; Cada equipa terá acesso aos compiladores de C, C++, Java e Pascal; Os programas deverão residir num ficheiro isolado e deverão obedecer às normas standard (ANSI-C ou ISO-Pascal); Será permitido o uso de STL no C++ e das packages de classes habituais do Java; Todos os computadores estarão equipados com o sistema Linux (distribuição Ubuntu 10.04 com Gnome); Serão instalados os editores de texto mais populares do Linux (emacs, vim, joe, jed, etc); O sistema de avaliação é o Mooshak. As equipas poderão levar material impresso (ver secção Material), estando impedidas de levar material em suporte informático ou calculadoras de bolso. |
Material |
Cada
equipa pode ter no seu espaço da sala da competição um máximo de 25
páginas A4 impressas (não é aceite material manuscrito) com um tamanho
de letra igual ou superior a 9. Cada elemento da equipa pode usar uma
cópia exacta deste material. Qualquer outro material de auxilio não será
permitido, com excepção da documentação online disponível no ambiente
da competição. O material impresso tem que ser entregue ao júri da MIUP 2010 durante o processo de registo da equipa no dia da competição. Esse material será devolvido às equipas quando estas entrarem nas respectivas salas para a competição. A organização irá providenciar folhas A4 brancas e canetas. As equipas podem trazer réguas e compassos, mas não podem utilizar outro material de escrita com excepção do fornecido pela organização. |
Classificação |
As equipas são classificadas de acordo com o número de problemas resolvidos; Em caso de empate, serão classificadas pelo somatório dos tempos dos problemas resolvidos; O tempo de um problema é igual ao tempo passado desde o início da prova até à sua submissão correcta mais uma penalização de 20m por cada submissão errada para esse problema. Serão atribuídos três prémios e cinco menções honrosas. |
Desqualificação |
Se uma equipa não cumprir com todos os pontos que constam do regulamento poderá ser desqualificada antes, durante ou depois da prova. |
Apelos |
Apenas
a violação do regulamento ou desqualificações por má conduta podem ser
sujeitas a apelo. As decisões do júri de aceitar ou rejeitar submissões
são finais e não podem ser objecto de reclamação ou apelo. Os apelos apenas podem ser apresentados pelo Treinadores das equipas. |